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28 maio

GOL altera regras para marcação de assentos nos voos

A GOL alterou as regras para marcação de assentos nos voos. Até então, era possível escolher o assento gratuitamente durante o check-in em qualquer tarifa. Agora, a escolha poderá ter um custo extra. Confira!

Nova regra para marcação de assentos

Com a nova regra, em voos operados pela GOL, seu assento será marcado automaticamente a partir de 60h antes do voo, e você poderá visualizá-lo acessando sua reserva. No entanto, caso prefira escolher seu assento, você poderá adquiri-lo ou altera-lo por um custo adicional. Confira a nota da GOL enviada ao PP:

Em linha com as estratégias de negócio da Companhia e em consonância a tendências já observadas no setor, a GOL ampliou na última semana as regras para a marcação de assentos em seus voos. Para clientes que não possuírem o benefício de escolha de assento incluído na família tarifária adquirida, a marcação será realizada gratuitamente de forma automática, sempre levando em consideração as necessidades de clientes especiais e viajando em grupos, ou poderá ter um custo extra caso o cliente opte por alterar seu assento antes do voo.

As tarifas Plus e Max já garantem a marcação antecipada dos assentos, logo o custo extra se refere às tarifas Light e Promo. Confira:

Má notícia para os passageiros que voam com a GOL e optam pelas tarifas Light e Promo. Não é mais possível escolher o assento de forma gratuita no check-in, já que a companhia fará a marcação automaticamente. Clientes das categorias Ouro e Diamante podem fazer a escolha antecipada do assento de forma gratuita independente da tarifa.

Para mais informações, acesse o site da GOL.

fonte: passageirodeprimeira.com


21 maio

Pousos e decolagens da aviação geral em Congonhas terão novas regras

Mudanças serão implementadas após estruturação realizada por Anac, Decea e concessionária. Objetivo é aprimorar a utilização da infraestrutura do aeroporto.

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acatou, nesta semana, pedido da Aena Brasil, operadora do Aeroporto de Congonhas (SP), para viabilizar a transferência à concessionária da coordenação e alocação de slots (horários de pousos e decolagens) da aviação geral no aeroporto. Atualmente, a atividade é exercida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), por meio do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA). A mudança, prevista para outubro, demandará a estruturação de regras pela operadora e aprovação pela Agência, além de um plano de transição junto ao Decea.

No pedido, a Aena alega que o operador aeroportuário, por possuir informações mais detalhadas acerca das particularidades da operação em seu sítio, dispõe de melhores condições para avaliar, no dia a dia, as situações operacionais e toda a dinâmica associada ao fluxo de passageiros e aeronaves, de forma a se manter o nível adequado de segurança, de performance das operações e dos serviços prestados.             

Assim, seria possível promover um melhor aproveitamento da infraestrutura saturada do Aeroporto de Congonhas. O operador aeroportuário pode, por exemplo, exigir das empresas de táxi-aéreo níveis mínimos de performance nos serviços de apoio às aeronaves que vão operar nos slots, incluindo aspectos como eficiência no tempo de táxi e tempo máximo de remoção de aeronaves da pista.      

A decisão da Anac acatou tais argumentos, destacando que o processo levará à revisão completa das regras de gestão dos slots da aviação geral, devendo a coordenação desses slots ser realizada sob a ótica da imparcialidade, da transparência e da não discriminação, em aderência aos dispositivos da Resolução nº 682, de 7 de junho de 2022, que regulamenta a distribuição de horários de chegadas e partidas da aviação regular.           

Além disso, a transferência de responsabilidade da coordenação e alocação de slots da aviação geral à Aena mantém a possibilidade de se utilizar o sistema de alocação de slots da Anac ou outro sistema com acesso irrestrito à Agência, dada a necessidade de acompanhamento das alocações realizadas.             

A concessionária do Aeroporto de Congonhas deverá apresentar à Anac proposta detalhada com as regras de distribuição e monitoramento dos slots da aviação geral, além de um calendário da transição. A operadora deverá atender ainda aos requisitos de visibilidade estabelecidos pelo Decea. 

fonte: Assessoria de Comunicação Social da Anac